Dicas para organizar um café colonial

O café da manhã colonial, é uma versão um tanto mais “avantajada” de uma mesa de café da manhã tradicional. É originária das regiões brasileiras colonizadas por alemães. A refeição mistura receitas tradicionais da Alemanha com elementos da cultura culinária portuguesa, e um toque brasileiro.

O café colonial pode ser uma boa alternativa para realizar celebrações em casa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa preparação!

Capriche na variedade

docinhos e salgadinhos

O principal atrativo de qualquer café colonial é a variedade de comidas e bebidas que fica à disposição dos convidados. Isso inclui diferentes pães, bolos, tortas, queijos, biscoitos, chás, sucos, leite e chocolate quente, entre outros itens. O ideal é que os pratos sejam dispostos em uma mesa bem grande, de fácil acesso e sem complicações para que as pessoas possam se servir facilmente.

Pense sempre que a intenção é poder experimentar um pouco de tudo e não se saciar com apenas uma ou duas opções.

Selecionando o cardápio

Para planejar os pratos de forma organizada e não esquecer de nada, a dica é fracionar o cardápio.

Comece pensando quais bebidas você deseja servir e, dentre elas, separe em frias e quentes: café (o anfitrião não pode faltar!), leite quente, chá, iogurte e suco de frutas. Em seguida, pense na tábua de frios. Neste item, você pode escolher, por exemplo, algumas variedades de queijo (prato, branco, provolone etc), presunto, salame, mortadela e peito de peru.

Agora é a vez dos pães. Opte por pães de milho, mandioca (aipim), integral, ciabatta, italiano, bisnaguinha, mini baguete e pão de queijo.

Tortas, salgados diversos e bolos. Nesse caso, vamos desmembrar em opções doces e salgadas. Sendo assim, vamos a algumas dicas: torta de vários sabores como frango ou palmito; croissant, empadas e esfihas; bolos de laranja, cenoura, fubá, chocolate ou banana.

Pra finalizar, vamos aos doces. As opções são infinitas: tortinhas, pudins, brigadeiro e quindins, e tudo mais que agradar o seu paladar e o dos seus convidados.

Fica a dica

Agora que você já selecionou os itens que vão compor a mesa do café colonial, pense na quantidade. Bom, não há uma fórmula, pois vai depender do número de convidados e da variedade de pratos, mas observe que, quanto mais diversificado, menor deverá ser a quantidade. Dessa forma, você evita desperdícios!

Na Casca de Noz, você encontra tudo o que precisa para compor a sua mesa de café e deixar ainda mais gostoso.  

Compartilhe