Praticar esportes te deixa mais feliz: Movimente-se!

praticar esportes

Praticar esportes pode te deixar mais feliz. E não tem dia melhor para praticar do que no Dia Internacional da Felicidade! A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho de 2012, com base na premissa de que “a busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano”.

Praticar esportes e exercícios físicos ajudam nosso corpo a produzir endorfina e serotonina, dois dos hormônios responsáveis pela sensação de felicidade. Estudos mostram que 30 minutos de exercícios diários são suficiente para ajudar na eliminação do estresse e elevar os níveis. Os melhores exercícios são os aeróbicos de média intensidade e longa duração como corrida, caminhada e ciclismo.

Praticar esportes libera serotonina

A serotonina é responsável pela sensação de bem-estar, desempenhando um importante papel no nosso sistema nervoso. O bem-estar proporcionado pela serotonina está relacionado às funções do nosso organismo que ela ajuda a regular como o sono, temperatura corporal e apetite. Dormir bem, se alimentar de forma positiva e não ter grandes desconfortos com a temperatura ambiente, melhoram o nosso humor e nosso bem-estar físico. Outra forma do nosso corpo produzir serotonina é através da ingestão de doces e carboidratos (massas ou pães). Entretanto esses alimentos também têm um efeito negativo no nosso organismo por conta do alto índice glicêmico, sendo necessário cautela. Uma forma mais saudável de melhorar a produção de serotonina no nosso é praticar esportes e exercícios físicos.

A corrida e a endorfina

Além de produzir serotonina, ao praticar esportes também estamos produzindo endorfina, contribuindo ainda mais para o nosso bem estar. Nosso corpo produz endorfina durante e depois de atividades físicas e atua ajuda a regular as emoções. Essa substância auxilia na redução do estresse e da ansiedade, ajudando a aliviar as tensões físicas e mentais do dia-a-dia. Todos aqueles que correm, já sentiram a sensação de satisfação e felicidade após uma corrida. Essa sensação é explicada cientificamente, é a endorfina.

Veja mais sobre a Etapa RUN Seja Casca que acontece em Bauru no dia 29/04.

Compartilhe