Dicas para relaxar o corpo e a mente

mulher meditando

Estamos chegando ao final do ano e é hora perfeita para relaxar o corpo e a mente da correria do dia a dia. Às vezes, sem perceber, entramos em um fluxo de tarefas que só aumentam nosso estresse, esquecendo de cuidar de nós mesmos e sem encontrar um tempo para relaxar. Para auxiliar nessa missão, existem técnicas de meditação, relaxamento e yoga, entre outras, que ajudam o corpo a recuperar o gás para terminar o ano na paz. Separamos 04 dicas que podem ser muito úteis nessa época de final de ano:

Controle a respiração

Feita de forma automática, não nos preocupamos muito com a forma que respiramos. Mas ela tem o poder de acalmar e controlar nossas emoções de maneira equilibrada. Reserve 10 minutos do seu dia e aplique a técnica de respiração diafragmática utilizada no mindfulness, ajudando a relaxar o corpo e a mente.

Inspirando pelo nariz por 5 segundos, enchendo os pulmões e soltando lentamente. Esse exercício ajuda na concentração e no foco, além de acalmar a frequência cardíaca.

Acompanhe o vídeo:

Pratique atividades ao ar livre

Toda atividade física é benéfica para a saúde, no entanto, práticas ao ar livre melhoram ainda mais o astral. Seja caminhando ou praticando yoga, o contato com a natureza auxilia a reduzir ansiedades. Além disso, o contato com a natureza promove uma mudança na rotina e ajuda a relaxar o corpo e a mente das preocupações.

mulher fazendo caminhada na natureza

Coma bem e com calma

Que tal deixar o celular de lado na hora de comer? Saia do automático e preste atenção no que você está ingerindo, o tempo dedicado às refeições é tão importante quanto a qualidade do que ingerimos. Isso ajuda a nos desligar dos problemas por alguns minutos e tornar o ato de comer um momento de tranquilidade. Existem também alguns alimentos que possuem efeitos calmantes, como ervas, cereja e verduras verde-escuro.

mulher comendo

Tome um café com os amigos

E para fechar o ciclo de hábitos saudáveis, nada melhor que um cafézinho com os amigos. Coloque o papo em dia e tente se reconectar com os amigos que você não vê há tempos. Esteja sensível às trocas afetivas e aberto a aprender novos caminhos. Afinal cultivar as amizade é a forma mais natural de se manter relaxado.

amigas rindo

Agora que você já sabe as dicas para aproveitar o final do ano mais relaxado, que tal começar a colocá-las em prática? Todas essas dicas valem para praticar o ano todo, crie hábitos saudáveis em 2019!

Acompanhe nossas dicas de saúde e bem-estar no blog e nas redes sociais, Instagram e Facebook.

Compartilhe