Yoga Session: 2ª edição

Yoga Session Bauru

A nossa Yoga Session está de volta! Depois do sucesso da primeira edição, nós retornamos pra mais uma manhã de muita vitalidade. Dessa vez, além do Yoga, a introdução da meditação aparece como um nova experiência para sessão. A Professora Gabriela Teixeira, que será responsável por guiar nosso trabalho mais uma vez, contou para o nosso blog um pouco mais sobre suas técnicas e visões do Yoga.

Conhecendo a Professora Gabriela Teixeira

Formada em Comunicação Social pela Unesp/Bauru e em Yoga pelo IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (USP/ SP) / Kaivalyadhama Yoga Institute (India), sob coordenação do professor Marcos Rojo. Esteve na Índia onde teve a oportunidade de entrar em contato com as raízes dessa filosofia milenar. Iniciada na meditação em Tantra e Vipassana. Pós graduada em Biopsicologia – Ciência Corpo/Mente, sob coordenação da Dr. Susan Andrews. Idealizadora e sócia proprietária do Instituto Shanti de Ciência Corpo Mente – Bauru. Praticante de Yoga desde 2004, ministra aulas de Yoga desde 2010, para grupos, personal, terceira idade e gestantes, além de cursos e workshops relacionados ao tema.

Yoga, por Gabriela Teixeira

Yoga se refere a um conjunto de valores, preceitos, técnicas físicas, meditativas e espirituais que se desenvolveram na Índia no decurso de milênios. É um modo de ser e estar no mundo que compreende que um Todo se interpenetra e que, portanto, nada está separado. É essencialmente um caminho que busca o autoconhecimento e que leva a compreensão da real natureza humana, não limitada pelo corpo-mente, mas como já sendo a paz e felicidade que tanto buscamos.

Frequentemente o Yoga é somente associado aos Ásanas, as posturas psicofísicas, mas estas são apenas uma pequena parte de tudo que o Yoga é e abrange. É importante lembrar que o fundamental num Ásana não é a posição do corpo em si, mas a postura interna que é adotada enquanto nela permanecemos e, a partir desta, o novo olhar que é despertado em nós, em relação ao mundo e a nós mesmos. Portanto, nenhuma limitação física, ou a falta de flexibilidade, por exemplo, devem ser vistas como obstáculos para a prática. Como diria um querido professor, o que o yoga nos ensina não é ficar de cabeça para baixo, mas a caminharmos com nossos próprios pés.

Introduzindo a Meditação

E nessa busca pela liberação, pela liberdade de ser quem somos, aparece a Meditação, como parte essencial e fundamental da prática Yóguica. Ao contrário do que muitos pensam meditar não é parar de pensar, é sim um treinamento da mente para se estar aqui e agora que se utiliza de técnicas para a fixação da atenção, estando disponível para qualquer pessoa que tenha disciplina e vontade.

Seu propósito fundamental é ampliar as capacidades de percepção que a mente tem, é o desenvolvimento de uma mente calma e clara, que nos permita ter o discernimento e a objetividade necessários para a compreensão do que é a real natureza do mundo e do Ser e, desta forma, vivermos mais conectados com aquilo que somos essencialmente.

Todos queremos ter saúde, paz mental, no entanto o processo de cura, a conquista e manutenção de um estado físico e psíquico saudáveis, dependem da compreensão do homem como um ser integral, em que os níveis físico, mental e espiritual estão completamente interligados. A saúde plena só pode ser atingida através de meios que integrem essa complexidade corpo-mente e o Yoga é uma prática que possibilita esta interação.

Yoga Session: 2 Edição

Deixo aqui então meu convite à prática e meu agradecimento, por tudo que o Yoga me ensinou e me ensina diariamente. A cada postura, a cada respiração, a cada aula que dou, me percebo, me (re)conheço e busco me tornar uma pessoa melhor, para mim e para o outro. E finalizo emprestando uma fala do prof. Hermógenes: “o Yoga que aprendi, pratico e procuro ensinar tem sempre a disposição de servir, de prestar serviço, de sempre colaborar com a felicidade dos outros.”

Clique aqui  e faça já sua inscrição!! 

Namaste.

Compartilhe